quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O TRIBUNAL DE CRISTO

TEXTO: Mt. 25:14-30

INTRODUÇÃO: Minha verdadeira motivação ao falar sobre o Tribunal de Cristo, é porque acredito que esta mensagem está no coração de Deus para o Corpo, que é a igreja.Meu objetivo neste momento que antecede a vinda de Cristo, é que esta mensagem venha fortalecê-lo, prepará-lo e que sua vida seja marcada para sempre e resulte em: um coração arrependido, um novo nível de consagração, um reavivamento no seu espírito e uma frutificação abundante.

O Juízo Final: O juízo final é um assunto importante, pois as pessoas que estiverem diante do “Grande Trono Branco” serão lançadas no lago de fogo que arde como enxofre.”Ap.20:14-15. Neste tribunal o Senhor dirá para aqueles que ali estiverem: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam iniqüidade. Para essas pessoas, o juízo será um dia de vergonha. Seus pecados serão revelados, mas não como pecados perdoados.O Crente está justificado e não será condenado.Essa é uma verdade, mas não uma verdade completa.

O Tribunal de Cristo: O tribunal de Cristo é a palavra grega “bema” que se refere a uma plataforma elevada de arbitragem e recompensa. É um local onde a vida e as obras do crente são examinadas.Quando os crentes estiverem diante do Tribunal de Cristo em sua vinda, eles serão julgados de acordo com suas obras; de acordo com o seu caráter e a sua frutificação.O Tribunal de Cristo determina a recompensa ou a perda da recompensa, e não a salvação, pois quem estiver diante do tribunal no mínimo receberá a salvação.

6 VERDADES SOBRE O TRIBUNAL DE CRISTO (II Co 5:10-11)

1- O DEUS DE AMOR SERÁ TAMBÉM O JUSTO JUIZ (2TM.4:7-8/ AP 1:9-17) - Hoje estamos acostumados com o Deus de amor, de Graça, Compaixão e Misericórdia, mas no Dia do tribunal de Cristo, o Senhor se apresentará como um justo juiz, não é de se surpreender que a reação do Apóstolo João a esta visão foi cair como morto, pois Jesus Cristo não é só o Senhor que nos redime, mas também é o Senhor que nos examina e julga.

2- TODOS PRESTARÃO CONTAS DE SI MESMO (RM.14:10,12) - O tribunal de Cristo é o terror do cristianismo. Os cristãos que usam seu tempo, dinheiro e talentos para si próprios, em vez de investir no reino de Deus, deveriam temer esse dia.

3- TODOS SERÃO EXPOSTOS E MOTIVOS SERÃO REVELADOS (HB 4:13/ I CO 3:12-15) - Aquelas obras da carne, da alma, e feitas por motivos errados serão todas queimadas pelo fogo abrasador do Senhor. No Tribunal de Cristo nada ficará oculto.O cristão que edificou corretamente, passará no teste e receberá a sua recompensa, mas o dano virá sobre aqueles que foram infiéis no serviço. Aplicação: A maior parte das vezes eu não peco porque eu amo a Deus, essa é a maneira mais nobre de não pecar, mas as vezes sou menos nobre e não peco por causa de minha família, ou por causa da igreja, mas as vezes chego em um nível tão baixo que só não peco por causa do Tribunal de Cristo.

4- OS APROVADOS SERÃO RECOMPENSADOS COM HONRA, COROA E AUTORIDADE - O que fizermos aqui vai determinar como será na eternidade. Normalmente, quando o Novo Testamento fala sobre receber uma, trata-se de uma Coroa. Ap 3:11 - Três tipos de coroas específicas - A Coroa dos Ganhadores de Almas 1Ts.2:19-20: No Novo Testamento claramente se concentra na frutificação, ou seja, na conquista de almas. A Coroa dos que Pastoreiam 1Pe.5:1-4: Essa é uma recompensa para aqueles que fielmente servem a Deus cuidando das suas ovelhas.A coroa da justiça 2Tm.4:7

5- OS REPROVADOS SOFRERÃO AS PERDAS, AS PUNIÇÕES E O RANGER DE DENTES (MT 25:30/ I CO 3:12-15/MT 5:23-25): Da mesma forma, o Tribunal de Cristo onde há recompensas, perdas são reveladas.

6- PREPARANDO-SE PARA O TRIBUNAL DE CRISTO (AM.4:12)
Despreparado para o tribunal-A verdade é que existe uma data estabelecida para o julgamento, mas não é esperada nem planejada pela maioria dos cristãos. Uma grande parte dos cristãos vive despreocupadamente e se não mudarem, não perderão somente a recompensa, mas sofrerão muitos danos que resultarão até mesmo em ranger de dentes.
Vida: nossa tremenda oportunidade- A vida do crente no corpo é uma tremenda oportunidade através do seu louvor e sua frutificação. É também o único espaço para o crente estabelecer a forma com a qual ele passará a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário